sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma canção para a minha cidade


  Faz tempo que não escrevia aqui, ultimamente tem faltado tempo, e sobrado ideias. Então vamos lá. No dia 31 de maio de 2012, a minha cidade ( Jataí, GO) comemorou 117 anos de fundação, ou seja, ela é quase mais velha que a Hebe Camargo.  Como eu sei que, ao contrário do que muitos dizem, no aniversário ninguém gosta de ficar sem presente, eu e meu amigo gravamos uma música bem... Hum... Digamos... “carinhosa”, para a nossa querida cidade. A letra é de minha inteira responsabilidade, e nela eu expresso todo o meu “amor” pela minha terra natal. A intenção sempre foi apresentar essa música com meus amigos diante de muitas pessoas no Centro de Cultura e Eventos da cidade, mas como aqui você não tem muita oportunidade de mostrar o seu trabalho, a sua arte(não que isso possa ser chamado de arte) ou qualquer que seja a outra coisa que você faça, a não ser música sertaneja, o jeito foi postar aqui mesmo.

 Música: Por aí, em Jataí!
 Letra e vocal: Matheus Alves
 Arranjo musical e violão: Marcus Vinícius Gomes
Para que as pessoas que não são da cidade entendam algumas das piadas com certos lugares, estereótipos, figuras etc, abaixo do vídeo têm algumas descrições bem sucintas:


                                







*Clube 13 de maio

 Esse lugar é considerado o paraíso da terceira idade, é lá que os idosos mais fogosos soltam a franga, dançam, cantam, namoram e fazem outras coisas que eu não sei dizer por que nunca tive o “prazer” de entrar no local em dia de festa, tudo que eu sei é o que as pessoas comentam. O nome correto do lugar é Clube 13 de maio, mas se você quiser chamá-lo de Jurrasic Park não faz diferença alguma.

*Aldeia Lounge

O local nem existe mais, só que eu como eu já havia escrito a música há muito tempo, resolvi deixar. Era uma mescla de boate, casa de eventos, casa de shows e ringue de Vale-Tudo. O ambiente recebia os artistas menos conhecidos de todo o Brasil. A sua real função era dar motivo para os freqüentadores saírem comentando com os amigos coxinhas que tinham enchido a cara e pegado todas(o), ao som de música sertaneja na noite passada. Eu sempre achei uma grande injustiça o lugar ser chamado de “Aldeia”, é uma grande falta de respeito... Com os índios, que são muito mais civilizados que grande parte das pessoas que frequentavam o lugar.

*Feira coberta ou Feira dos Importados:

Antigo “shopping” da população. O local conta com muitos produtos vindos do Paraguai, muitos produtos piratas e muitos vendedores chatos pra cara***! Eu tenho suspeitas de que parte deles são robôs disfarçados. E o pior é que eles estão espalhados por todo os lados dizendo: “Posso te ajudar senhor?”; “Deseja alguma coisa, senhor?”; “Precisa de alguma coisa, senhor?” ; A minha vontade é gritar: Sim, eu preciso! Preciso de um matador de aluguel pra acabar com uns comerciantes insuportáveis que tem por aqui! Uma vez quando fui pra feira, levei um gravação no celular que dizia: “Não,  muuuuito obrigado.”; eu ativava ela sempre que algum chato fazia umas daquelas perguntas. Teve uma vendedora que mudou o seu semblante alegre na hora, o resultado foi uma discreta expressão de ódio.

*Bretas:

O Hiper mercado Bretas da cidade pode ser considerado uma escola inical para meliantes. Há boatos de que foi lá que bandidos de renome como Fernandinho Beira-Mar deram seus primeiros passos. Houve uma época em que os furtos de jovens eram constantes. Mas já houve vezes em que a polícia exagerou (novidade) no tratamento com tais jovens.
*Thermas Beach Park
Esse nem é mais o nome, mas vamos lá, o clube é o mais freqüentado da cidade, mesmo ficando muito longe da cidade, muito longe mesmo, tão longe que outro dia encontraram uma bota em uma das piscinas, e na sola do calçado estava escrito: “Isso pertence a Judas Iscariotes.”.  Faz muito tempo que eu não visito o clube, mas na época em que eu frequentava muita gente confundia a piscina com a privada.

*Shopping Jatahy

 Há pouco tempo inaugurado, é um lugar que possui relativamente muitas opções de entretenimento, como o cinema... O...  Cinema...  Hum... Tem também o cinema... Ah! E sem esquecer do cinema. Eu já vivencie muitas situações de despreparo de alguns funcionários, mas com certeza os relapsos são a minoria. Recentemente transferiram o Vapt-Vupt ( o serviço municipal de atendimento) para o shopping. A medida vergonhosa é uma tentativa de forçar até aquelas pessoas mais simples (que não são freqüentadoras assíduas do local) a gastarem o pouco que têm com os produtos tentadores das lojas, redes de fast food, etc.  Ou seja, se você não vai até o consumismo, o consumismo te força a ir até ele.

*O cristo

A estátua gigante fica num ponto muito elevado da cidade e parar chegar lá os fiéis têm que subir muitos degraus, e várias pessoas ficam com o corpo extremamente dolorido. Mas também se a pessoa sobe dezenas de degraus pra ver uma estátua... Ah!Com certeza ela merece essa dor.
     A subida realmente é muito cruel, chega a ser homicida, serve até como uma maneira alternativa de suicídio:
    -Ei, o que você vai fazer?
    -Cansei dessa vida, vou me matar!
    -Não faça isso você tem muito vida pela frente!
    -Não importa, pra mim já chega! Vou subir agora as escadas do cristo e acabar com esse maldito sofrimento.

 *Arapucão

  É o segundo maior estádio de Goiás, e se depender do time horrível que nós temos aqui, esse vai ser sempre o único título que o estádio carregará.

*Jacutinga

É o bairro dito por muitos como o mais perigoso. (Só escreverei isso, pois prezo pela minha integridade física).
 Existem outros lugares notáveis, mas eu só quis falar destes mesmo.
 Minha cidade às vezes é legal, quase sempre não, mas querendo ou não é a minha cidade. Tem muita coisa negativa e muita coisa positiva. A cada dia que passa vejo que o apelido “cidade abelha” faz mais sentido, porque Jataí realmente é como uma abelha: barulhenta, chata e as vezes perigosa. Mas como toda abelha, tem a sua importância, na grande colméia chamada Goiás, ou até Brasil.

P.S.: preciso parar com esses posts regionais.







Um comentário: